segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Um sábado na Pinacoteca

Olá manolinhos e manolinhas!!!

Quero contar a vocês como foi meu passeio esse fim de semana em um lugar incrível que eu não conhecia ainda, apesar de morar em São Paulo. É a Pinacoteca.
Posso dizer que fui por curiosidade e também porque com a apresentação do canhoto a faculdade, vale horas extracurriculares, requeridas em todos os cursos superiores.

Eu não imaginava que o museu era tão lindo por dentro, mesmo já tendo o visto por fora.
O local conta com várias salas onde são apresentadas exposições e instalações diversas. Há as permanentes e as temporárias que ficam geralmente no segundo andar.
As obras são de artistas nacionais e internacionais (principalmente adeptos ao expressionismo/modernismo, ou foi apenas impressão minha).




Me senti fascinada pela mostra "Cadernos", uma instalação e exposição temporária de Mira Schendel que continha palavras, frases reflexivas, desenhos que se completavam, tudo em papel de arroz!
Instalação temporária de Mira Schendel,
mostra de Cadernos.
 Além disso, essa mostra ainda tinha telas interativas onde podíamos ver o trabalho completo de forma unificada.
Saí  de sua exposição com uma de suas "folhas" em minha mente, ela continha a seguinte frase que me fez refletir:


"Para onde a sociedade está se dirigindo com seu progresso industrial? quando o progresso cessar, em que condições deixará a humanidade?"

Uma das salas em que passei mais tempo observando as telas foi a da exposição intitulada de “Imaginário paulista”, que continha obras de Almeida Junior, que propunham a contraposição entre o homem caipira e a cidade de São Paulo que conhecemos hoje, mostrando o início dessa megalópole por personagens, simples, pincelados em seus afazeres cotidianos.


(Caipira Picando Fumo, 1893. Almeida Junior)




(Tropical, 1917 .Anita Malfatti) 
Há ainda uma sala onde encontram-se obras dos principais artistas brasileiros e  estrangeiros como Anita Malfatti e Candido Portinari traçando a cultura, a miscigenação e as memórias do nosso país.
  
 (Mestiço, 1934. Candido Portinari)




Aprendi também os passos para fazer uma pintura a óleo e como fazer uma obra litográfica, tudo de forma tátil e interativa!
Etapas para desenhar em uma tela com tinta óleo.

Materiais utilizados na pintura a óleo.




Pedra litográfica.
Materiais utilizados na litografia

Tudo isso de graça todos os sábados e agora também às quintas após as 17:00 horas!!!

Mais informações:
 Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP
  Estação Luz do Metrô - Tel. 55 11 3324-1000


*Obs: Fotos tiradas por celular e por mim que não sou fotógrafa, por isso não estão profissionais :)
Bjos manolos!!!





sábado, 9 de agosto de 2014

Séries - The Vampire Diaries e The Originals


Olá, manolinhos e manolinhas! Quanto tempo!

   Hoje vim falar de duas séries que sou super hiper mega fã!
   São duas séries da CW a The Vampire Diaries e The Originals. Apesar de muito conhecidas é sempre bom falar de algo que gostamos, pois, são duas séries muito boas!



    Vou tentar explicar sem dá spoiler, ok? hahaha' 

   A série The Vampire Diaries é baseada nos livros da Lisa Jane Smith (só baseada mesmo, por que é beeeem diferente).
   A história começa quando Elena, uma menina comum no ensino médio, que perdeu seus pais recentemente em um acidente de carro, conhece Stefan um garoto novo e bem misterioso. Elena e suas amigas Bonnie e Caroline ficam curiosas para descobrir quem é esse garoto. Assim, começam se aproximar dele. E desde aí Mystic Falls nunca mais será a mesma!

Trailer pra entender melhor, hahaha




  
  
 The Originals é um spin-off da série The Vampire Diaries, conta a história da família dos vampiros originais, que viviam em New Orleans. Os Mikaelson voltam a cidade por ameaças de inimigos a Klaus Mikaelson, lá ele encontra a cidade totalmente diferente, cidade comandando por Marcel antigo protegido dele. Agora tudo o que Klaus pretende é ser novamente o dono da cidade. Para isso ele colocará muitas coisas em jogo.


É aí, qual são as suas séries prediletas?!

Beijinhos e tchau tchau ;**

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Eles gostam de você?

"Coloque sua maquiagem
Faça as unhas
Enrole o cabelo
Corra um quilômetro a mais
Continue magra para que eles gostem de você
Eles gostam de você?".



Já parou pra pensar que muitas coisas que você faz podem não lhe agradar? A quem pertence essas ações e quais são os seus intuitos?


A estrofe acima destacada é da música 'Try' da cantora Colbie Cailat, esta faz uma crítica assídua ao uso da maquiagem e também ao consumismo, à farsa de ser quem os outros querem que sejamos, e ao que os comerciais de TV nos influenciam a ser.



Olhando o antes e o depois das mulheres no vídeo, é notório que elas sentem-se muito mais felizes sendo quem são (no depois).  
Muitas garotas ouvem suas mães, tias, avós e tantas outras pessoas, lhes dizerem que, por serem garotas, devem se comportar de tal maneira, ou quando influenciadas por amigas ou pela mídia fazem coisas ou tomam atitudes que normalmente não fariam ou teriam.


"Mostre sua sensualidade
Não seja tímida, garota
Tira tudo
Este é o lugar que você quer pertencer
Pra que eles gostem de você
Eles gostam de você?"


Há um trecho na música onde a pergunta passa a ser: Você gosta de si mesma?

A reflexão sobre ser quem você realmente é, pode ganhar inúmeros caminhos. De mulheres a homens, de crianças a adultos, em todos os sentidos da vida, seja em uma amizade, em um emprego ou em um relacionamento amoroso.

Reflita sobre seus atos e aja para si, faça-se feliz, independente do que irão dizer!

Tradução completa da música: http://www.vagalume.com.br/colbie-caillat/try-traducao.html

Livro ou filme?

   Você já assistiu um filme baseado em um livro e se decepcionou? E o que passa sempre na nossa cabeça é: "Poxa o livro é bem melhor! Cortaram tantas partes!".
   Isso já me aconteceu bastante, mas, também há filmes que nos fazem querer ler os livros! 
   É o caso de Carrie, a estranha o primeiro romance de Stephen King (apesar de não ter tanto romance, haha)
   Eu assisti o filme e fiquei curiosa para ler o livro. Depois de um tempo andando por aí achei o livro em um sebo. 



   Devorei em 3 dias! O livro é muito bom, me deixou um pouco perplexa com a crueldade das pessoas e como elas jugam tanto a Carrie, mas acho que foi isso o que o King quis retratar.
   Bom, o próximo livro que quero ler por influência do filme é a trilogia Jogos Vorazes, espero que eu tenha a mesma sorte do que com o da Carrie!

E vocês, quais foram suas experiências de filmes inspirados em livros?

Beijinhos e tchau tchau! 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O poder da leitura

O curta metragem Meu Amigo Nieztsche, coloca um livro de Nieztsche 'Assim falou Zaratustra', como central na história e na vida de um menino pobre, do nordeste brasileiro, e no entanto, através desses dois personagens, trás explicitamente os problemas sociais que afetam a educação, e mostra como a leitura mudou a vida desse garoto, fazendo-nos refletir sobre o poder dessa ação.




O interesse pelo conhecimento surge de estímulos internos e externos, no caso das crianças, isto é, na escola, em suas casas e com as pessoas que convivem. Para educadores que tem de lhe dar com os mais variados públicos, não é novidade que a sociedade em que vive o sujeito faz dele quem ele é, ou seja, a sociedade em que vivemos influencia-nos de forma positiva e negativa, e portanto, influencia os indivíduos em nossa educação e é por isso que classes sociais diferentes possuem níveis diferentes de escolaridade, pois, as realidades são distintas.
O estímulo à leitura no início da vida escolar e até mesmo anterior à ela, proporciona não somente um melhor rendimento na escola, como estimula a criatividade tanto quanto às brincadeiras, e ainda desenvolve algo que toda criança possui que é o senso cético (aquele que a faz indagar e a buscar a verdade absoluta), melhorando e aperfeiçoando seu senso crítico.
A leitura deve ser apresentada às crianças de forma desafiadora, despertando sua atenção, com livros e gêneros que lhes divirtam e histórias que os deixem curiosos, desenvolvendo assim, o gosto e o prazer  pela leitura tanto quanto um jogo de vídeo game pode lhes proporcionar.

"...e quando chegares a acordar, acordado permanecerás eternamente".

A leitura é a única ferramenta capaz de fazer mentes fechadas, presas e infiltradas em uma única realidade,  buscarem a fórmula da mudança através de sonhos e utopias trazidos juntos ao senso crítico que por ela é aguçado, e também traz a necessidade de contagiar os que estão de fora.

"Leia para uma criança, a cada livro, o Brasil inteiro vira uma página".
- Projeto social do banco Itaú.



Nós apoiamos e incentivamos todas e quaisquer iniciativas de incentivo à leitura
-Gêmeas Por um Acaso.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Por onde começar?



   Como todo o início, de qualquer coisa a primeira pergunta que vem a mente é "Por onde começar?"
   Isso acontece durante toda a sua vida, com cada desafio novo que surge.
   Estamos "começando" nesse blog, assim como começamos milhares de coisas em nossas vidas, algumas deixamos para lá, outras fomos até final, muitas continuamos até hoje e tantas outras estarão por vim.
   E é essa vontade de fazer algo é que nos move, e nos transforma a cada dia. Pois, você pode não saber como fazer, mas o importante é ter coragem e começar.

Então pense e responda:
 O que ultimamente você quer começar e não consegue? e Por que ainda não começou? 

ps.Basta querer! ;D

Beijinhos e tchau tchau! ;**

domingo, 6 de julho de 2014

Hey Manolinhos!

Fizemos um vídeo para vocês entenderem melhor o que iremos mudar e o que iremos colocar aqui no blog!
ps. A qualidade não está muito boa... mas dá para entender! haha'




Beijinhos tchau tchau! ;*

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Nós Voltamos!!!

Olá manolinhos e manolinhas!

O Blog Gêmeas Por Um Acaso, chega para ser um complemento do vlog e do nosso canal no youtube, só que agora envolvendo outros assuntos!


Traremos a vocês, resenhas de livros e filmes, vídeos de passeios, textos, coisas sobre a faculdade e muito mais.
Queremos compartilhar com vocês um pouquinho do que fazemos e curtimos e esperamos que gostem!

Beijinhos e tchau tchau!