quinta-feira, 10 de julho de 2014

O poder da leitura

O curta metragem Meu Amigo Nieztsche, coloca um livro de Nieztsche 'Assim falou Zaratustra', como central na história e na vida de um menino pobre, do nordeste brasileiro, e no entanto, através desses dois personagens, trás explicitamente os problemas sociais que afetam a educação, e mostra como a leitura mudou a vida desse garoto, fazendo-nos refletir sobre o poder dessa ação.




O interesse pelo conhecimento surge de estímulos internos e externos, no caso das crianças, isto é, na escola, em suas casas e com as pessoas que convivem. Para educadores que tem de lhe dar com os mais variados públicos, não é novidade que a sociedade em que vive o sujeito faz dele quem ele é, ou seja, a sociedade em que vivemos influencia-nos de forma positiva e negativa, e portanto, influencia os indivíduos em nossa educação e é por isso que classes sociais diferentes possuem níveis diferentes de escolaridade, pois, as realidades são distintas.
O estímulo à leitura no início da vida escolar e até mesmo anterior à ela, proporciona não somente um melhor rendimento na escola, como estimula a criatividade tanto quanto às brincadeiras, e ainda desenvolve algo que toda criança possui que é o senso cético (aquele que a faz indagar e a buscar a verdade absoluta), melhorando e aperfeiçoando seu senso crítico.
A leitura deve ser apresentada às crianças de forma desafiadora, despertando sua atenção, com livros e gêneros que lhes divirtam e histórias que os deixem curiosos, desenvolvendo assim, o gosto e o prazer  pela leitura tanto quanto um jogo de vídeo game pode lhes proporcionar.

"...e quando chegares a acordar, acordado permanecerás eternamente".

A leitura é a única ferramenta capaz de fazer mentes fechadas, presas e infiltradas em uma única realidade,  buscarem a fórmula da mudança através de sonhos e utopias trazidos juntos ao senso crítico que por ela é aguçado, e também traz a necessidade de contagiar os que estão de fora.

"Leia para uma criança, a cada livro, o Brasil inteiro vira uma página".
- Projeto social do banco Itaú.



Nós apoiamos e incentivamos todas e quaisquer iniciativas de incentivo à leitura
-Gêmeas Por um Acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado por favor! Lemos todos os comentários!