Desenhista, pintor, engenhoso inventor em diversas áreas como costura, construções, artefatos cotidianos, etc; e principalmente observador.
Da Vinci era um homem à frente de seu tempo!
A Exposição que fica no SESI-SP e passou apenas por Milão.É separada em seis partes procurando mostrar as "faces" de Leonardo e saber qual é a imagem que se tem dele, em um quadro interativo.
Transformar o Movimento: "A mecânica é o paraíso das ciências matemáticas, porque com ela nós colhemos os frutos da matemática."
Suas obras de engenharia mecânica, foram mostradas em seus princípios, fazendo os olhos brilharem de curiosidade, com sua Grua rotativa que fora um projeto desenvolvido sob a ideia de Fillipo Brunelleschi.
Preparar para a guerra: Seus artefatos para a guerra são muitos, como o primeiro carro movido a energia eólica, canhões e armas de todos os tipos. Muitas dessas invenções foram construídas quando entrou à serviço dos Sforza em Milão e algumas tratam-se de incorporações de outros esboços com que teve contato como os de Vitruvio.
Imaginando o vôo: Nessa área as suas principais ideias sobre o vôo estão à mostra junto aos seus desenhos e esboços, além de anotações. Muitas são apresentadas de maneira interativa, demonstradas visualmente de forma tátil tornando a visita muito mais animada. Por toda a exposição há pássaros desenhados nas paredes, pois eles são seus principais objetos de observação. Além deles, outros animais também foram observados, como as abelhas e as aranhas - que ganha a outra divisão, chamada de Desenhar a partir de organismos vivos que serviram de invenções para o vôo e outras áreas como a guerra, influenciando por exemplo biotecnologia atual, entre outras.
Leonardo Da Vinci, mostra-se um artista/inventor completo que transita por diversas áreas, como anatomia, engenharia, produção téxtil (que na exposição ganha mais uma subtitularização, chamada de Aprimorar a Manufatura, onde suas máquinas como a de tear podem ser vistas), etc. O melhor exemplo de Renascentista, que inovou, mudou seu tempo, trazendo diversas melhorias as cidades que passava, que se arriscava para estudar a anatomia, comprando cadáveres e abrindo-lhes para ter a noção e desenhar pela primeira vez por exemplo, um feto posicionado na barriga de sua mãe, um coração, pulmões- e ser perseguido pela igreja, por interferir na morte, criando remédios para possíveis causas de doenças.
Unificar o saber: Da Vinci sempre deixou seus escritos e esboços com o intuito de unificar todo o seu conhecimento produzido como numa enciclopédia, no entanto, essa junção só fora realizada muitos anos depois de sua morte.
Fascinado pelo misticismo, Da Vinci deixa-nos algo a refletir: Como conseguiu tudo isso em tão pouco tempo, com recursos tão escassos?
Como interessou-se por tantas áreas? Era mesmo hiperativo?
A observação, seu principal método de início de seus projetos foi sua principal ferramenta, nos deixando a lição de que o comodismo com relação à rotina, a falta de questionamentos nos estagnam no tempo, é preciso querer conhecer, observar, interagir e tentar. Muitas de suas invenções foram aperfeiçoadas e são usadas até hoje, seus famosos quadros são admirados e lembrados em todo o mundo, mas nem tudo o que fez Da Vinci foi bem sucedido, porém, na ciência, um erro é mais do que uma tentativa, é uma contribuição para a construção do conhecimento, pois o caminho percorrido por alguém que tentou, se mal sucedido, servirá de caminho a não ser seguido ou para a investigação dos porquês de não se ter chegado à hipótese inicial.
Assim, foi a vida de Da Vinci, um gênio à frente de seu tempo, que expressa o sentimento de libertação e de inovação renascentista.
A exposição vai até maio de 2015
Diariamente da 10hs às 20hs
A exposição fica no Centro Cultural Fiesp- Ruth Cardoso
Galeria de Arte do Sesi- SP
Av. Paulista, 1.313, São Paulo/SP
Metrô Trianon - Masp
Para mais informações acesse:
Caso tenha se interessado pela vida deste brilhante personagem da nossa história assista a série Da Vinci's Demons.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja educado por favor! Lemos todos os comentários!