terça-feira, 21 de abril de 2015

Picasso e a modernidade espanhola

Olá Manolos tudo bem?

Nesse feriado prolongado aproveitamos para dar uma passada lá no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) para ver uma super exposição que vem direto do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia em Madrid

Trata-se da exposição de algumas obras de Pablo Ruiz Picasso, o artista plástico e pintor que participou dos movimentos de arte moderna vanguardistas no século XX, que recebeu diversas influências artísticas de seu tempo, inclusive em momentos voltou-se ao clássico, exaltando a beleza humana, principalmente feminina. É o caso de um de seus grandes temas "o artista diante de sua inspiração feminina" que são reelaboradas com diversas linguagens diferentes, assim como o Minotauro, seu alter ego, que humanizado representa o artista.

Pablo Picasso: O pintor e a modelo, 1963.

Picasso possuí uma vasta obra e em seus traços nota-se profundidade bi e tri-dimensional.Fantástico e dual ele consegue expressar sua visão de mundo, tentando aproximar o sentimento transmitido na poesia em suas obras, unindo o real ao suprarreal através da iconografia e novas formas de linguagem, indo contra as concepções artísticas de sua época onde as imagens deviam ter um sentido extremamente explícito.

Assim como outros artistas de seu tempo, Picasso vive a guerra civil espanhola e após o bombardeio na Guernica produz um quadro cheio de iconografia e relações, misturando cores que representam a dor - a sua maior obra foi encomendada pelo governo.

Pablo Picasso: Guernica, 1937.

Picasso vaga por diversas formas de sensibilidade em suas pinturas: natureza e cultura- metamorfoses; lirismo e signos; surrealismo; etc.
A exposição, muito bem organizada conta ainda com obras dos amigos de Picasso que compartilharam junto a ele as novas formas de expressão, e representam a época vivida, são os surrealistas: Salvador Dalí, JoanMiró, Oscar Domínguez ,Alberto Sánchez e Beijamím Palencia, etc.

Óscar Domínguez: Borboletas perdidas na montanha, 1920.


No geral a exposição mostrou-se bem organizada. Durante a visita, andamos por todos os andares do Centro Cultural, conhecendo também sua arquitetura.
A exposição conta com pessoas de diversas faixas etárias desde idosos à crianças. Se você curte arte, história, arquitetura, ou está apenas a fim de uma atividade tranquila e cultural, essa é uma ótima pedida, pois encontra-se no centro próximo à tantos outros pontos turísticos da cidade. 


A exposição estará em cartaz até o dia 8 de junho de 2015.

Para mais informações, sobre local e horários clique aqui

Comentem o que acharam sobre a exposição, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado por favor! Lemos todos os comentários!