domingo, 15 de março de 2015

Aprendendo com Anne Frank - Histórias que ensinam valores

Olá manolinhos e manolinhas, como vão?


   Queremos lhes contar uma novidade que o Senac nos trás e trará em todas as suas unidades de biblioteca na capital e no interior de SP, onde estarão sendo apresentados, três painéis que falam sobre o "Anexo Secreto", lugar onde Anne Frank e sua família se refugiou em Amsterdã na época da Alemanha nazista.



   Trata-se do fundo de uma empresa, onde eles se escondiam e contavam com o apoio de pessoas de confiança para lhes ajudarem.




   Nos painéis são apresentados os personagens que fizeram parte dessa história, como os amigos de  Otto Frank - pai de Anne -, Johannes Kleiman e Victor Kuglerum os  principais ajudantes que arriscaram suas vidas  em nome da amizade que tinham.



   Com 13 anos, Anne ganha seu diário, onde passa a escrever sua vida dentro do Anexo e do cotidiano as  pessoas que os ajudavam, como a sua amiga Miep Gies que era uma das secretárias da empresa, e mantinham informados sobre o mundo lá fora, como as pessoas reagiam à guerra e lhes ajudavam com alimentos. Ela é quem fica com o diário após a morte de Anne em 1945 no campo de concentração em Berguen- Belsen . Uma traição fez com que as duas famílias do anexo fossem descobertas.

   De todos que foram levados aos campos de concentração, apenas Otto Frank sobrevive, e é ele quem publica em 1947 o diário de Anne Frank, hoje considerado um dos livros mais importantes do século XX.

   Contudo, a impressão que a exposição passa é de um projeto simplório, talvez planejado para pessoas que estão passando por perto e dão uma paradinha pra ver por curiosidade e por que ficará pouco tempo em cada unidade que passar. As informações poderiam ser exploradas de maneira mais interativa.

   No site, há informações de documentários que serão passados aos visitantes e aulas a respeito do tema, entretanto, na unidade Tatuapé que foi  onde comparecemos, isso não ocorreu, tão pouco tinha alguém disponível para nos fornecer informações, fazendo com que um sentimento de frustração no final fosse sentido. No entanto, não atrapalhou a riqueza das informações expostas nos pequenos painéis e as reflexões que elas nos trazem, a respeito da contribuição para uma sociedade mais justa, e o desrespeito com o ser humano, que é o objetivo do Programa Senac de Cultura de Paz.

   Se você se interessou, dê uma olhada no site: Clique Aqui e fique de olho em quais unidades está sendo apresentada e até que data ficará exposta.

Conte-nos o que achou sobre a exposição e o projeto, além de suas reflexões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado por favor! Lemos todos os comentários!