quarta-feira, 11 de março de 2015

Vila Maria Zélia - #BoraArquitetar!

Oi manolos, tudo bem?!
Aqui, tudo ótimo! :)

   Vamos fazer uma série aqui de posts com a Tag #BoraArquitetar!
   O intuito é sair pelo mundão a fora e descobrir lugares fantásticos e conversar sobre eles!
   Esperamos que gostem!

   Então, nossa primeira parada é a vila operária Maria Zélia!
   Antes de mais nada vou escrever um breve resumo do porque ela existe, o contexto histórico, o que aconteceu com ela e suas edificações ao longo do tempo, essas pequenas curiosidades...

   No inicio do século XX, aqui em SP houve uma grande expansão de fábricas e indústrias, principalmente na região do Brás, Belém, Mooca, etc. E por conta disso nasce as vilas operárias paulistas,

   A Vila Maria Zélia começou ser construída em 1912 pelo o médico e industrial Jorge Street, inaugurada em 1917. Tinha a intenção de abrigar 2500 operários que trabalhavam na indústria de tecelagem do Belenzinho.

(Via)

   Jorge Street tinha uma grande preocupação com o bem estar dos seus funcionários, então foi em busca de um arquiteto na Europa que poderia o ajudar nessa missão. O arquiteto Paul Pedraurrieux, se inspirou nas vilas estrangeiras do inicio do século XX, edificando ali, uma capela, dois armazéns, duas escolas (meninos e meninas separados), um coreto, praça, campo de prática esportiva, salão de festas, consultórios médicos, coisas que não havia nas outras vilas operárias da época.

   Nos anos 30, devido às dívidas fiscais com o Governo Federal a vila e a fábrica são confiscadas pelo INSS. Depois disso a fábrica é desativada em 1931. Ela permanece fechada por oito anos até ser comprada em 1939 e reaberta como a Goodyear.

(Via)

   A partir de 1939 os moradores do local começaram a pagar o aluguel ao INSS. Em 1968, finalmente são autorizados a comprar os imóveis. Já no caso das escolas e armazéns eles estão lá até hoje como propriedade federal. A Paróquia de São José do Belém cuida da igreja da vila e as escolas e o armazém estão abandonados há décadas.

   Nos dias atuais o que eu senti é um pouco de nostalgia mas, muita tristeza por locais que citei anteriormente estarem abandonados pelo o INSS. Uma parte dos moradores da vila lutam com a causa de restaurar esses prédios, pela importância histórica deles.

Fotos atuais do lugar:
Igreja na vila
Escola de meninos
Escola de meninas 


Uma visão das ruas atualmente
Fundo da escola de meninas
Armazém

   Consegui entrar dentro de um dos prédios (escola de meninos) e ver como ele está atualmente é de cortar o coração </3

Escola de meninos

Fotos do interior da escola de meninos:



   Apesar desses pontos negativos, é uma visita renovadora! Eu adorei o lugar, há locais que parece que estamos em um filme antigo. Além de ser um lugar super acolhedor e com moradores muitos simpáticos! :D

   É isso gente, e o que eu quero saber de vocês é o que vocês acham desses locais que são abandonados pelo poder públicos, será que tudo isso tem algum valor histórico que temos que conservar?

Bom, EU tenho certeza que sim.

*Um clique nas fotos para ampliar;
**Lembrando que as fotos atuais, são todas tiradas por mim.

Beijinhos e tchau tchau ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado por favor! Lemos todos os comentários!