Olá manolinhos e manolinhas!!!
Hoje viemos falar sobre a exposição “O mundo segundo Mafalda” , que infelizmente esteve em cartaz só até o dia 28/02/2015 na praça das artes em São Paulo.
Aposto que você já viu as tirinhas da protagonista do argentino Quino que possuí características muito particulares como odiar sopa, moscas, amar os Beatles, a primavera e o Pica-Pau, em jornais, sites, livros e até em provas. Mafalda é como a Mônica para nós brasileiros, porém, voltada à um público de mais idade devido ao seu senso crítico que nos faz refletir sobre os nossos atos, usando o ceticismo de uma criança.
Nessa exposição foram apresentados além da história do autor, todos os personagens e suas características que foram acrescentados após o sucesso de Mafalda, como sua família e amigos como sua melhor amiga Clotilde que é seu oposto: fala demais, preocupa-se com a opinião alheia e não dá a mínima às preocupações de Mafalda, fazendo-nos ver a alienação deparando-nos ao nosso próprio modo de pensar.
Havia uma sessão voltada à principal preocupação de Mafalda que certamente é o mundo. Ela o vê como sujo, fraco, doente, tenta virá-lo de ponta cabeça e até passar o creme de beleza de sua mãe. Certamente uma analogia a crítica do período de guerra fria em que viveu o autor, e que persistem em nossa contemporaneidade.
Foi um ótimo passeio, que aliado ao local de grande riqueza cultural, tornou meu sábado muito agradável.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja educado por favor! Lemos todos os comentários!