Mudar um paradigma, ou seja, uma maneira de pensar que já vem impregnada há décadas ou séculos na sociedade é algo que só pode ser conquistado através de diversos movimentos/iniciativas, união e luta.
O preconceito às mulheres vem desde a distribuição do trabalho nas sociedades antigas, onde os homens caçavam e as mulheres cuidavam dos filhos e/ou da plantação sem o reconhecimento como cidadãs, no entanto, era uma forma de organização que se fixou e acabou por virar o preconceito de fato. As diferenças estavam em todos os níveis de atividades.
Na Grécia antiga, os homens dedicavam-se à política, à ciência, à filosofia etc; enquanto os escravos trabalhavam e as mulheres cuidavam de seus lares, principalmente em Atenas.
Na Idade Média, contextualizando de maneira geral, a mulher foi reprimida pela ideologia religiosa.
Durante o Renascimento, elas começaram a participar ainda que de maneira branda no meio econômico e científico, conseguindo maiores participações a partir da modernidade.
Em todas essas etapas, sempre houveram as corajosas que fugiam do comodismo e da aceitação de seu "papel" na sociedade, assim como aquelas operárias nos EUA que, em 1857 lutaram por igualdade salarial ao sexo oposto e acabaram por morrer carbonizadas na fábrica onde trabalhavam, fazendo com que a ONU criasse o feriado em homenagem a coragem dessas guerreiras. Graças a todas essas revolucionárias, hoje somos mulheres ativas e trabalhadoras, lutando cada vez mais por igualdade.
Incêndio onde foram mortas 130 tecelãs após reivindicarem igualdade salarial.
Tudo isso conquistado com luta constante contra a repressão e ao sexismo.
Hoje ainda há cargos masculinizados e os nossos salários são mais baixos com relação a um homem que exerce a mesma função, há mulheres em menor número nas cadeiras parlamentares, nas escolas e universidades. Isso nos mostra que ainda falta muito o que reivindicar . Com a nossa força e nossa união conseguiremos ser colocadas como seres humanos com total potencial de realização, seja qual for a tarefa.
Sobre o pensamento contemporâneo em relação a mulher, deixarei que as músicas abaixo falem...
Flawless - Beyoncé
Hoje é mais do que um dia para lembrar e comemorar, é um dia para refletir sobre a palavra MUDANÇA!


Amei o texto! Parabéns! 👏👏👏
ResponderExcluir