terça-feira, 25 de agosto de 2015

Séries para assistir com a sua amiga!

Olá manolinhos! Tudo beleza?

O assunto de hoje é séries e principalmente amizade!

   Todos querem alguém para comentar sobre uma série e nada melhor que a sua melhor amiga para isso neh? E é exatamente o que acontece conosco! :3


  Desde que tivemos a ideia de acompanhar séries juntas, viraram as nossas preferidinhas as séries Mom e 2 Broke Girls e podemos dizer que são perfeitas para você também assistir com a sua amiga!


   Mom é uma série da Warner Channel estrelada por Anna Faris e Allison Janney. A série baseia-se na conturbada relação entre Bonnie e Christy respectivamente mãe e filha, ex-alcoólatras que passam por uma recuperação familiar e pessoal. Ao decorrer da série elas tentam e ser um exemplo melhor para os filhos de Christy o garotinho Roscoe e a adolescente Violet.
  A série já foi renovada para a terceira temporada e é sucesso de audiênica! Confira o trailer:

Infelizmente não achei legendado :c


  2 Broke Girls conta a história de duas garçonetes Max e Caroline, elas são bem diferentes com um objetivo em comum, melhorar de vida. Assim, tornam-se parceiras de negócios na venda de cupcakes.
    Com o tempo vemos a aproximação das duas e a construção de uma inabalável amizade. Além dos outros fantásticos personagens entorno delas que compõe a trama e a torna ainda mais engraçada, veja:

também não consegui achar legendado :c


Você também tem séries que acompanha com seu amigo(a)? Quais?
Nos conte nos comentários!

Beijinhos e tchau tchau!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Inauguração CEU Jd. do Colégio


Olá manolinhos e manolinhas de Embu das Artes!

   Hoje viemos lhes apresentar o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Jd. do Colégio. Estivemos na inauguração do espaço, onde pudemos ver de perto as melhorias sociais que ele pode proporcionar a população, claro, se bem utilizado.


   O local conta com quadra esportiva, academia ao ar livre, pistas de skate, sala de informática, biblioteca, sala de teatro e cinema,entre outaras. Porém, apenas estrutura física não garante nada, para isso, já estavam abertas e/ou em processo de matrícula vários cursos e oficinas como Zumba fitness, violino, pintura em tecido, artes plásticas, teatro e capoeira com diversos horários nos três períodos, com previsão  de várias outras atividades que já ocorrem na cidade como o Esporte Cidadão e a Hora do Conto Saiba mais

   Além do CEU, lá também funcionará um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e um terminal  de ônibus que foi inaugurado em frente, que trará aos moradores do bairro mais conforto.

Confira o vídeo e aproveite!
Mais informações:
Endereço: R. Ursa Maior, s/nº
Fone: (11)4785-3563

domingo, 9 de agosto de 2015

Trilha no Pico do Jaraguá

Olá manolinhos e manolinhas!

   Nesse fim de semana fiz uma visita ao Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo. O Parque Estadual do Jaraguá criado em 1961, é ponto de encontro dos apaixonados pela natureza e amantes de aventuras.



   O parque possuí três trilhas, a da Bica, onde no final os visitantes podem apreciar uma água fresquinha direto da fonte, a do Silêncio, voltada para o público de terceira idade e/ou com necessidades especiais e a do Pai Zé que é a única que dá acesso ao Pico, e recebeu esse nome pois, no lugar havia uma fazenda e a trilha era utilizada por um medium que incorporava um espírito chamado Pai Zé.

                          
   Durante praticamente todo o percurso ao pico os visitantes podem contar com a diversidade de árvores pra deixar o clima mais fresco e sombreado. os visitantes podem ainda encontrar macacos, tamanduás, entre outros animais selvagens.


   Apesar de pesada e cansativa, a vista do pico é compensadora e extremamente agradável. O valor histórico do local pode ser constado no casarão do Afonso Sardinha, bandeirante e mais antigo morador do local. Ali funcionou uma senzala onde índios e negros escravos dividiam a parte de baixo da casa de 21 cômodos.



E ai? Prontos para trilhar? Faça seu itinerário e acrescente na lista o Parque do Jaraguá!

End.: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo. 
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h 



segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Colecionador de Lágrimas

Holocausto nunca mais

E aí manolos (as)?!

Hoje na #horadaleitura citarei um livro de um autor que eu tinha um leve preconceito. Muitos acham que os livros de Augusto Cury tratam-se de Auto-ajuda, acredito que o julgo provém da área de formação do mesmo, a psicologia, e dos temas de seus livros. Entretanto, a leitura do Colecionador de Lágrimas me mostrou o quanto esse autor contemporâneo possui uma escrita leve e reflexiva, navegando por temas complexos e (apesar desse livro falar sobre o nazismo) extremamente atuais.

É literalmente uma viagem no tempo e mais do que uma aula de história!



Júlio Verne, professor de história, especialista em 2ª Guerra Mundial, que largou a carreira de psicólogo e sua esposa Katharine, psicóloga social, vivem terríveis episódios do que mais parecem ser "alucinações", que são advindas da vida de Júlio, por sua luta pelos direitos humanos e por suas aulas que objetivam a autonomia crítica de seus alunos. Ele explora a personalidade e o psicológico de Hitler, suas estratégias como o uso da palavra dita e as condições da Alemanha pós- Primeira Guerra, que foram importantes para a aceitação de um estrangeiro com teses nazistas no comando. 

O livro possui um auto teor reflexivo, pois, chama o leitor a procurar condições parecidas em nossa sociedade para aceitar novamente tais condições. O resultado dessa reflexão foi impressionante!

Ganhei o primeiro volume de uma amiga e muito em breve estarei com o segundo volume em mãos para terminar de lhes contar essa impactante história!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

The Big Bang Theory

Olá manolinhos e manolinhas!

   Hoje quero falar um pouco sobre uma série MUITO boa para NERDS e que eu, particularmente, adoro!


   TBBT (The Big Bang Theory), a série norte americana da Warner Bros criada por Chuke Lorre e Bill Prade, tem como personagens principais  Leonard Hofsteder (Johnny Galecki) e Sheldon Cooper (Jim Parsons), físicos teóricos que dividem o mesmo apartamento, Raj imigrante indiano e Dr. em astronomia e Howard, mestre em engenharia (motivo de chacota entre os colegas).Todos trabalham na Caltech (California Institute of Technology) e juntos se divertem fazendo suas nerdisses, no entanto, a personagem chave que dá feição a série é a Penny (Kaley Cuoco), uma garçonete aspirante à atriz que passa a morar ao lado do apartamento dos físicos, gerando interesse em Leonard.
   O personagem que dá maior vasão de nerdisse a série é Sheldon Cooper que não possuí nenhum senso de sarcasmo e sente-se incomodado por Penny estragar os diversos programas entre ele e Leonard.



   Apesar de subestimarem Penny, os rapazes sempre aprendem algo com ela e vice-versa. No decorrer das temporadas há vários personagens coadjuvantes acoplados, como as passageiras namoradas de Leonard e as que vêm para unir-se à turma. 
   Muitos pensam que o personagem principal é Sheldon Cooper que devido as suas especificidades é muito característico, porém, a série gira em torno do romance de Penny e Leonard que entre idas e vindas mostram que sentem um amor verdadeiro.


   Os rapazes possuem vários projetos, trabalhando cada um também em sua tese. Eles amam se reunirem para assistir filmes do Star Trek, jogar vídeo-game e jogos de tabuleiro, como um xadrez para 3 pessoas inventado por Sheldon.


   A série é uma das recordistas em audiência da CBS e no TOP Séries Adoro Cinema possui nota 4,7 de 5. É uma boa pedida para assistir durante as férias, ou se você estiver interessado e tiver um tempinho para vê-las aos poucos, a série já está a caminho de sua 9ª temporada e cada episódio dura em média 20 minutos.

Coloque a pipoca na panela e aproveite!!!

Ah! Conte-nos o que achou da série!

sábado, 25 de julho de 2015

Zumba no Parque Francisco Rizzo! #VempraEmbu

Olá manolos! Tudo beleza?!

   Todos nós sabemos como é importante cuidar do corpo e fazer exercícios, não é mesmo?
   Uns preferem correr, fazer academia, outros jogar futebol, nadar... Nós particularmente, adoramos dançar! E ficamos sabendo que todas as Sextas, Sábados e Domingos têm aqui em Embu no Parque do Rizzo aula de Zumba grátis! Sim, grátis! Só chegar e se soltar!

   Fomos conferir lá de pertinho como é e nós adoramos a energia e o astral que todos estavam, vejam as fotos:



E você, sabe o que é Zumba?
Zumba é um exercício que mistura dança com passos aeróbicos em ritmos latinos e internacionais, alternando entre movimentos rápidos e lentos.

É preciso saber dançar?
Imagina! Os passos são fáceis e os professores mostram como é a coreografia na hora e dançam juntos com você!

Existem restrições de idade?
Qualquer pessoa independente da idade pode participar! Claro, cada um com seu ritmo.

   Infelizmente no dia não estávamos adequadamente vestidas para participar da aula, mas a vontade era grande! A música e os passos são muito empolgantes e vendo tanta gente participando dava animo de participar!
   Muito interessante que as pessoas estejam participando ativamente de um projeto tão legal!

   Horários: Terças e Quintas das 19h30 às 20h30, Sábados das 07h30 às 08h30 e Domingos das 08h30 às 09h30. Endereço: Rua Alberto Giosa, 320
   Mais informações no site do Embu.

Obs: Clique para ampliar as fotos.

E você, quando vai zumbear?
Beijinhos e tchau tchau ;*

terça-feira, 21 de julho de 2015

Entrevista com a Cia. AsSimétrica! #VempraEmbu

E aí Manolos! Tudo beleza?!

   Se tem uma coisa que amamos muito, essa coisa é teatro!
   E imagina só o combo de Teatro + Pertinho de casa! É igual felicidade não é?!
   Pois é, como vocês sabem, moramos em Embu das Artes e por incrível que pareça não é sempre que temos peça por aqui, então quando temos essa bela oportunidade aproveitamos ao máximo!
   Acompanhando as postagens no site da Prefeitura da nossa cidade, lemos sobre a peça "Ser Tão de Vidro: Periférico" da Cia. AsSimétrica que também são de Embu!


           "Um helicóptero intrometido voa em círculos insistentes, lança luz sob nosso chão. Nosso chão que é mais pedregoso, irregular e se veste de casas peladas, onde uma tenta cobrir a vergonha da outra, por isso nascem assim sempre juntas. Agora mesmo o coração de uma mulher está mais apertado por conta dessa ave de ferro, sem dó nem pena. Esquecem que tudo o que temos é esse chão irregular. Aqui criamos nossos filhos, aqui amamos nossos homens, aqui somos ora tristes ora felizes. Aqui, nesse chão."

   Daí tivemos a ideia de entrevista-los! O diretor Rodrigo Bianchini e os Atores Alexandre Simão, Douglas de Freitas e Elisa Dias nos contaram um pouco sobre a peça e sobre eles.

Ficou muito legal, acompanha aí:


   Fomos no dia da estréia (17/07) no Centro Cultural Valdelice Prass e gostamos muito da peça porque é muito diferente do que costumamos a assistir. Inspirada na obra de Guimarães Rosa, a peça conta diversas histórias de personagens que são frutos da terra em que pisam, a da periferia. Com uma linguagem bem trabalhada, as histórias levam o público à abrir a janela da imaginação acompanhando as histórias narradas. Também podem ser percebidas muitas frases de efeito que nos fazem refletir ou apenas, fluir. Além das intermediações de vídeos e músicas que dão mais emoção a cena narrada.

   Para você que também quer ver a peça, eles estarão em cartaz até o dia 9 de Agosto no Centro Cultural Valdelice Prass e a partir do dia 14 de Agosto até 6 de Setembro no Centro Cultural Santo Eduardo.
Horários: Sextas-feiras, às 20h00 e aos Sábados e Domingos às 19h30. 
A entrada é gratuita.

É isso aí gente! #VempraEmbu
Beijinhos e Tchau Tchau ;*

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dia Mundial do Rock em Embu das Artes!

E ae Manolos (as)?!

Hoje viemos falar de muito Rock and Roll e criar mais uma hashtag aqui, no nosso blog.

#VempraEmbu!

   A nossa cidade protagonizou neste sábado 11/07 a primeira comemoração do dia Mundial do Rock, colocando muita música boa para todas as idades e grátis, no Parque Lago Francisco Rizzo! Contando também com feira de vinil, discotecagem e grafite.


   A banda Os Ribeiras abriu o festival tocando canções autorais de rock alternativo, depois foi a vez de matarmos saudade da Legião Urbana com a honrosa banda cover Monte Castelo. A banda local Virtude Impetuosa continuou o evento em grande estilo, marcando presença em heavy metal no festival. 
   Logo após, a banda de metal também local, o Muqueta na Oreia, levantou o público colocando em seu repertório as músicas favoritas dos fãs, as Imortal, Primogênito de uma Meretriz e a clássica, Lobisomem Lua Cheia, que todos cantaram a uma só voz. 
   Às 17 horas Sérgio Hinds e 3HD cantaram sucessos dos anos 70 arrasando no instrumental, coisa finíssima. A entrada da Banda Raimundos levou a galera ao delírio, em uma homenagem ao Dia Mundial do Rock, no show tocaram alguns sucessos de bandas internacionais (de Pink Floyd à Nirvana), além de suas mais conhecidas canções, quais a plateia cantou e até coreografou. Por fim, a banda Made in Brazil finalizou o evento em grande classe, que contou com um público muito acima do esperado (cerca de 10 mil pessoas).

   A realização do mesmo só foi possível graças à Associação Comitiva Esperança em parceria com o sindicato dos Químicos de São Paulo, à Prefeitura de Embu e o gabinete do deputado estadual Geraldo Cruz.

Confira abaixo um pouco dos shows do Muqueta na Oreia e do Raimundos:



Obs: Sabemos que tiveram mais bandas nesse festival mas, só temos imagens dessas duas!


Como disse o Digão no vídeo... Embu representou o Rock and Roll! 
Ansiosos por mais eventos do tipo? Nós também!
Para saber quando terá mais do mesmo, é só curtir nossa page, deixaremos você informado!

Beijinhos e tchau tchau ;**

sábado, 11 de julho de 2015

Muito humor com os Barbixas!

Olá Manolinhos e Manolinhas! Tudo bem com vocês?!

   Vocês com certeza já conhecem a Cia Barbixas de Humor, não é mesmo?! 
   Sou -muito- suspeita a falar mas os caras são demais! Fazem sucesso por onde passam e em tudo o que fazem!

   Anderson Bizzocchi, Elidio Sanna e Daniel Nascimento (da esq. p. dir.)  são muito conhecidos pelos os vídeos de improviso do espetáculo Improvável postados em seu canal do YouTube.  Onde tem mais de 2 milhões de inscritos e mais de 450 milhões de visualizações.


No entanto, hoje falaremos de outro espetáculo deles, o Em Breves! 
Um espetáculo de esquetes:



   Eles apresentaram a peça no Teatro Belas Artes nessa Terça-feira dia 08 de Julho como uma das atrações do maior festival de humor do mundo, o Risadaria! Que conta com mais de 600 atrações até o final deste mês,  confira a programação aqui.

   É um Espetáculo escrito, dirigido e apresentado por eles. Onde são diversas cenas pequenas e engraçadíssimas (muitas das esquetes você também pode conferir no YouTube) envolvendo momentos do cotidiano contados de uma forma inexplicável, só indo para saber! 

   E não é só sucesso nacional! Em 2010 venceram o Campeonato de Catch de Improvisação no Festival Internacional de Teatro de Bogotá e em 2011 a Cia foi convidada para participar do 16° Festival de Teatro de Impro em Amsterdã. Além de colecionarem uma legião de fãs pelo mundo todo, principalmente em Portugal.

  Acompanho os Barbixas desde 2008 sou hiper-mega-ultra fã deles, os admiro muito como profissionais e como pessoas, e merecem demais todo esse sucesso.
Por fim, só o que eu posso dizer é que eu como fã tenho cada vez mais orgulho desses meninos!

Selfies maravilhosas, com minhas parceiras Mandys e Mari! Lindas, obrigada <3 

   Para você que também quer conferir de pertinho a Cia Barbixas eles estão toda Quinta-feira no Teatro Tuca e aos finais de semana em turnê pelo o Brasil. Confira mais informações e agenda completa aqui.

Então é isso Manolos!
Beijinhos e Tchau Tchau ;*~

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A Cidade do Sol

Olá manolos (as)!

Vamos a #horadaleitura ?

Vim contar a vocês uma história comovente, educativa e extremamente reflexiva!

Na verdade, ela não é de minha autoria, li em um livro do tão conhecido Khaled Hosseini.
Diferente da maioria de seus assíduos leitores, não iniciei pelo famoso livro " O caçado de pipas" e sim pelo livro "A Cidade do Sol" e é sobre ele que falarei.


Hosseni enxerga a nossa "miopia" ocidental em relação ao Oriente e a proposta dos dois livros citados é fazer-nos refletir e aprender sobre a cultura afegã, porém, no livro a qual me refiro mais diretamente, a proposta é, ao meu ver, de maneira simples, mostrar-nos a realidade das mulheres afegãs, e em segundo plano, a guerra civil existente entre grupos extremistas.

A história se passa Cabul, capital do Afeganistão, Mariam, uma Harami (filha bastarda) é criada por sua mãe, longe da casa de seu pai e de seus irmãos. Sua maior alegria é receber as visitas semanais de seu pai, e seu maior sonho é conhecer seus irmãos e visitar o cinema da família, porém, é rejeitada, e diante disso a morte de sua mãe a faz ter de ficar na casa dele com suas madrastas, que logo arranjam uma maneira de livrar-sem dela. Um casamento forçado com um sapateiro chamado Rashid.

Mariam que possui 15 anos casa-se forçada com um típico marido afegão.

Enquanto isso, outra história é narrada no livro. Laila, uma garota nascida em Cabul, criada de maneira liberal, recebe boa educação e vive um romance com seu melhor amigo.

Ambas as histórias são intermediadas e influenciadas por acontecimentos do mundo político e social afegão. Ao passar dos anos o cenário político muda, o Afeganistão é tomado pelos Talibãs e as histórias se entrelaçam.

"Em poucos anos, essa menina vai ser uma mulher que pede muito pouco da vida, que nunca incomoda ninguém, nunca deixa transparecer que ela também tem tristezas, desapontamentos, sonhos que foram menosprezados. Uma mulher que vai ser como uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar. Uma mulher cuja generosidade, longe de ser contaminada, foi forjada pelas turbulências que se abateram sobre ela."

Cria-se de início uma relação que tem tudo pra dar errado,porém, diante de todas as dificuldades que as duas personagens passam a viver juntas, nasce uma grande amizade, fazendo-nas lutarem pela sobrevivência, contra a repressão e contra a violência pratica por Rashid.

É impossível não torcer por elas durante a leitura e não sofrer junto suas dores.

"Só há uma coisa na vida que precisamos aprender, e ninguém ensina isso nas escolas. A capacidade de suportar." 

Esse é um típico livro que lemos incansavelmente até o fim, cujas reflexões presentes nas entrelinhas, começam a ser analisadas após o término, fazendo com que a história  permaneça por dias na mente do leitor, que certamente, a levará consigo eternamente!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Picasso e a modernidade espanhola

Olá Manolos tudo bem?

Nesse feriado prolongado aproveitamos para dar uma passada lá no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) para ver uma super exposição que vem direto do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia em Madrid

Trata-se da exposição de algumas obras de Pablo Ruiz Picasso, o artista plástico e pintor que participou dos movimentos de arte moderna vanguardistas no século XX, que recebeu diversas influências artísticas de seu tempo, inclusive em momentos voltou-se ao clássico, exaltando a beleza humana, principalmente feminina. É o caso de um de seus grandes temas "o artista diante de sua inspiração feminina" que são reelaboradas com diversas linguagens diferentes, assim como o Minotauro, seu alter ego, que humanizado representa o artista.

Pablo Picasso: O pintor e a modelo, 1963.

Picasso possuí uma vasta obra e em seus traços nota-se profundidade bi e tri-dimensional.Fantástico e dual ele consegue expressar sua visão de mundo, tentando aproximar o sentimento transmitido na poesia em suas obras, unindo o real ao suprarreal através da iconografia e novas formas de linguagem, indo contra as concepções artísticas de sua época onde as imagens deviam ter um sentido extremamente explícito.

Assim como outros artistas de seu tempo, Picasso vive a guerra civil espanhola e após o bombardeio na Guernica produz um quadro cheio de iconografia e relações, misturando cores que representam a dor - a sua maior obra foi encomendada pelo governo.

Pablo Picasso: Guernica, 1937.

Picasso vaga por diversas formas de sensibilidade em suas pinturas: natureza e cultura- metamorfoses; lirismo e signos; surrealismo; etc.
A exposição, muito bem organizada conta ainda com obras dos amigos de Picasso que compartilharam junto a ele as novas formas de expressão, e representam a época vivida, são os surrealistas: Salvador Dalí, JoanMiró, Oscar Domínguez ,Alberto Sánchez e Beijamím Palencia, etc.

Óscar Domínguez: Borboletas perdidas na montanha, 1920.


No geral a exposição mostrou-se bem organizada. Durante a visita, andamos por todos os andares do Centro Cultural, conhecendo também sua arquitetura.
A exposição conta com pessoas de diversas faixas etárias desde idosos à crianças. Se você curte arte, história, arquitetura, ou está apenas a fim de uma atividade tranquila e cultural, essa é uma ótima pedida, pois encontra-se no centro próximo à tantos outros pontos turísticos da cidade. 


A exposição estará em cartaz até o dia 8 de junho de 2015.

Para mais informações, sobre local e horários clique aqui

Comentem o que acharam sobre a exposição, e até a próxima!

domingo, 15 de março de 2015

Aprendendo com Anne Frank - Histórias que ensinam valores

Olá manolinhos e manolinhas, como vão?


   Queremos lhes contar uma novidade que o Senac nos trás e trará em todas as suas unidades de biblioteca na capital e no interior de SP, onde estarão sendo apresentados, três painéis que falam sobre o "Anexo Secreto", lugar onde Anne Frank e sua família se refugiou em Amsterdã na época da Alemanha nazista.



   Trata-se do fundo de uma empresa, onde eles se escondiam e contavam com o apoio de pessoas de confiança para lhes ajudarem.




   Nos painéis são apresentados os personagens que fizeram parte dessa história, como os amigos de  Otto Frank - pai de Anne -, Johannes Kleiman e Victor Kuglerum os  principais ajudantes que arriscaram suas vidas  em nome da amizade que tinham.



   Com 13 anos, Anne ganha seu diário, onde passa a escrever sua vida dentro do Anexo e do cotidiano as  pessoas que os ajudavam, como a sua amiga Miep Gies que era uma das secretárias da empresa, e mantinham informados sobre o mundo lá fora, como as pessoas reagiam à guerra e lhes ajudavam com alimentos. Ela é quem fica com o diário após a morte de Anne em 1945 no campo de concentração em Berguen- Belsen . Uma traição fez com que as duas famílias do anexo fossem descobertas.

   De todos que foram levados aos campos de concentração, apenas Otto Frank sobrevive, e é ele quem publica em 1947 o diário de Anne Frank, hoje considerado um dos livros mais importantes do século XX.

   Contudo, a impressão que a exposição passa é de um projeto simplório, talvez planejado para pessoas que estão passando por perto e dão uma paradinha pra ver por curiosidade e por que ficará pouco tempo em cada unidade que passar. As informações poderiam ser exploradas de maneira mais interativa.

   No site, há informações de documentários que serão passados aos visitantes e aulas a respeito do tema, entretanto, na unidade Tatuapé que foi  onde comparecemos, isso não ocorreu, tão pouco tinha alguém disponível para nos fornecer informações, fazendo com que um sentimento de frustração no final fosse sentido. No entanto, não atrapalhou a riqueza das informações expostas nos pequenos painéis e as reflexões que elas nos trazem, a respeito da contribuição para uma sociedade mais justa, e o desrespeito com o ser humano, que é o objetivo do Programa Senac de Cultura de Paz.

   Se você se interessou, dê uma olhada no site: Clique Aqui e fique de olho em quais unidades está sendo apresentada e até que data ficará exposta.

Conte-nos o que achou sobre a exposição e o projeto, além de suas reflexões!

quarta-feira, 11 de março de 2015

Vila Maria Zélia - #BoraArquitetar!

Oi manolos, tudo bem?!
Aqui, tudo ótimo! :)

   Vamos fazer uma série aqui de posts com a Tag #BoraArquitetar!
   O intuito é sair pelo mundão a fora e descobrir lugares fantásticos e conversar sobre eles!
   Esperamos que gostem!

   Então, nossa primeira parada é a vila operária Maria Zélia!
   Antes de mais nada vou escrever um breve resumo do porque ela existe, o contexto histórico, o que aconteceu com ela e suas edificações ao longo do tempo, essas pequenas curiosidades...

   No inicio do século XX, aqui em SP houve uma grande expansão de fábricas e indústrias, principalmente na região do Brás, Belém, Mooca, etc. E por conta disso nasce as vilas operárias paulistas,

   A Vila Maria Zélia começou ser construída em 1912 pelo o médico e industrial Jorge Street, inaugurada em 1917. Tinha a intenção de abrigar 2500 operários que trabalhavam na indústria de tecelagem do Belenzinho.

(Via)

   Jorge Street tinha uma grande preocupação com o bem estar dos seus funcionários, então foi em busca de um arquiteto na Europa que poderia o ajudar nessa missão. O arquiteto Paul Pedraurrieux, se inspirou nas vilas estrangeiras do inicio do século XX, edificando ali, uma capela, dois armazéns, duas escolas (meninos e meninas separados), um coreto, praça, campo de prática esportiva, salão de festas, consultórios médicos, coisas que não havia nas outras vilas operárias da época.

   Nos anos 30, devido às dívidas fiscais com o Governo Federal a vila e a fábrica são confiscadas pelo INSS. Depois disso a fábrica é desativada em 1931. Ela permanece fechada por oito anos até ser comprada em 1939 e reaberta como a Goodyear.

(Via)

   A partir de 1939 os moradores do local começaram a pagar o aluguel ao INSS. Em 1968, finalmente são autorizados a comprar os imóveis. Já no caso das escolas e armazéns eles estão lá até hoje como propriedade federal. A Paróquia de São José do Belém cuida da igreja da vila e as escolas e o armazém estão abandonados há décadas.

   Nos dias atuais o que eu senti é um pouco de nostalgia mas, muita tristeza por locais que citei anteriormente estarem abandonados pelo o INSS. Uma parte dos moradores da vila lutam com a causa de restaurar esses prédios, pela importância histórica deles.

Fotos atuais do lugar:
Igreja na vila
Escola de meninos
Escola de meninas 


Uma visão das ruas atualmente
Fundo da escola de meninas
Armazém

   Consegui entrar dentro de um dos prédios (escola de meninos) e ver como ele está atualmente é de cortar o coração </3

Escola de meninos

Fotos do interior da escola de meninos:



   Apesar desses pontos negativos, é uma visita renovadora! Eu adorei o lugar, há locais que parece que estamos em um filme antigo. Além de ser um lugar super acolhedor e com moradores muitos simpáticos! :D

   É isso gente, e o que eu quero saber de vocês é o que vocês acham desses locais que são abandonados pelo poder públicos, será que tudo isso tem algum valor histórico que temos que conservar?

Bom, EU tenho certeza que sim.

*Um clique nas fotos para ampliar;
**Lembrando que as fotos atuais, são todas tiradas por mim.

Beijinhos e tchau tchau ;*

domingo, 8 de março de 2015

Mulheres? Revolucionárias!

Revolucionário(a): Aquilo que muda, ou ajuda a mudar

   Mudar um paradigma, ou seja, uma maneira de pensar que já vem impregnada há décadas ou séculos na sociedade é algo que só pode ser conquistado através de diversos movimentos/iniciativas, união e luta.



  O preconceito às mulheres vem desde a distribuição do trabalho nas sociedades antigas, onde os homens caçavam e as mulheres cuidavam dos filhos e/ou da plantação sem o reconhecimento como cidadãs, no entanto, era uma forma de organização que se fixou e acabou por virar o preconceito de fato. As diferenças estavam em todos os níveis de atividades.
   Na Grécia antiga, os homens dedicavam-se à política, à ciência, à filosofia etc; enquanto os escravos trabalhavam e as mulheres cuidavam de seus lares, principalmente em Atenas. 
Na Idade Média, contextualizando de maneira geral, a mulher foi reprimida pela ideologia religiosa.
  Durante o Renascimento, elas começaram a participar ainda que de maneira branda no meio econômico e científico, conseguindo maiores participações a partir da modernidade.
   Em todas essas etapas, sempre houveram as corajosas que fugiam do comodismo e da aceitação de seu "papel" na sociedade, assim como aquelas operárias nos EUA que, em 1857 lutaram por igualdade salarial ao sexo oposto e acabaram por morrer carbonizadas na fábrica onde trabalhavam, fazendo com que a ONU criasse o feriado em homenagem a coragem dessas guerreiras. Graças a todas essas revolucionárias, hoje somos mulheres ativas e trabalhadoras, lutando cada vez mais por igualdade.


Incêndio onde foram mortas 130 tecelãs após reivindicarem igualdade salarial.

   Tudo isso conquistado com luta constante contra a repressão e ao sexismo. 

   Hoje ainda há cargos masculinizados e os nossos salários são mais baixos com relação a um homem que exerce a mesma função, há mulheres em menor número nas cadeiras parlamentares, nas escolas e universidades. Isso nos mostra que ainda falta muito o que reivindicar . Com a nossa força e nossa união conseguiremos ser colocadas como seres humanos com total potencial de realização, seja qual for a tarefa.

Sobre o pensamento contemporâneo em relação a mulher, deixarei que as músicas abaixo falem...

"Nós ensinamos as meninas a se retraírem
Para diminuí-las
Nós dizemos para as garotas, você pode ter ambição
Mas não muita
Você deve ser bem sucedida, mas não muito
Caso contrário, ameaçará o homem
Porque eu sou uma fêmea
Esperam que eu deseje me casar
Esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida
Sempre tendo em mente que
O casamento é o mais importante
O casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo
Mas por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento
E não ensinamos a mesma coisa aos meninos?
Educamos as garotas a se verem como concorrentes
Não por emprego ou por realizações
O que eu penso que pode ser uma coisa boa
Mas sim pela atenção dos homens
Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais
Da mesma forma que os garotos são
Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social
Política e econômica entre os sexos"


 
Flawless - Beyoncé

Ouça essa outra música legendada e inspire-se:



Hoje é mais do que um dia para lembrar e comemorar, é um dia para refletir sobre a palavra MUDANÇA!

sábado, 7 de março de 2015

O mundo segundo Mafalda

Olá manolinhos e manolinhas!!!
Hoje viemos falar sobre a exposição “O mundo segundo Mafalda” , que infelizmente esteve em cartaz só até o dia 28/02/2015 na praça das artes em São Paulo.

Aposto que você já viu as tirinhas da protagonista do argentino Quino que possuí características muito particulares como odiar sopa, moscas, amar os Beatles, a primavera e o  Pica-Pau, em jornais, sites, livros e até em provas.  Mafalda é como a Mônica para nós brasileiros, porém, voltada à um público de mais idade devido ao seu senso crítico que nos faz refletir sobre os nossos atos, usando o ceticismo de uma criança.


Nessa exposição foram apresentados além da história do autor, todos os personagens e suas características que foram acrescentados após o sucesso de Mafalda, como sua família e  amigos como sua melhor amiga Clotilde que é seu oposto:  fala demais, preocupa-se com a opinião alheia e não dá a mínima às preocupações de Mafalda, fazendo-nos ver a alienação deparando-nos ao nosso próprio modo de pensar.

Havia uma sessão voltada à principal preocupação de Mafalda que certamente é o mundo. Ela o vê como sujo, fraco, doente, tenta virá-lo de ponta cabeça e até passar o creme de beleza de sua mãe. Certamente uma analogia a crítica do período de guerra fria em que viveu o autor, e que persistem em nossa contemporaneidade.



Foi um ótimo passeio, que aliado ao local de grande riqueza cultural, tornou meu sábado muito agradável.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Um Sábado no Teatro Gazeta

Olá Manolos e Manolas?

Hoje nós queremos falar de três coisas que gostamos bastante: Teatro, Humor e Kéfera!



Sim, a Kéfera Buchmann, a vlogueira que iniciou sua carreira no youtube. Desde de seu início nesse mundo dos vlogs nós a acompanhamos e até nos inspiramos em seu tipo de humor espontâneo.
No sábado do dia 31/01, tivemos a oportunidade de poder assistir sua atuação junto à comediante de stand up, sua best Bruna Louise na peça, Deixa eu Te Contar.

A ideia do roteirista era seguir essa linha de comédia espontânea, portanto, sem muitos roteiros. A peça que conta com poucos personagens interpretados por elas mesmas tem apenas uma história pra contar que rende a peça inteira, no entanto, é travada por diversas vezes pela espontaneidade das atrizes que fazem vários recortes que remontam a algo engraçado da história principal.

 (Via)

Confessamos que esperávamos mais, entretanto, as risadas não foram evitadas por isso.
O Cenário é como se fosse a sala da Kéfera onde a conversa informal acontece.
As músicas são ótimas e todas parecem com a personalidade das duas!

Foi super divertido! Adoramos e recomendamos!

Beijinhos e tchau tchau ;**

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Exposição Ron Mueck

Olá manolos!
Tudo de boas?

Hoje vim dar uma dica sensacional de um passeio maravilhoso e sem altos custos! Gostou?!

Não sei se vocês, como eu, são fascinados por esculturas perfeitas ou por coisas que imitam a "realidade" em seus mínimos detalhes. Como pinturas e desenhos realistas ou até mesmos os zombies de TWD hahaha'

Se vocês também são assim, então vão A-D-O-R-A-R a exposição do escultor realista australiano Ron Mueck!

Sim, isso está em uma parede!

A cara do japa atrás já diz tudo neh? hahahaha'

Detalhes perfeitos!

Dá para acreditar que isso são esculturas??? Cara, sensacional não é?!

Bom, se você quer ver de pertinho essa exposição, ela estará até dia 22 de fevereiro na Pinacoteca!
Não se esquecendo que a entrada custa: inteira R$ 6,00 e meia: R$ 3,00 (apresentando a carteirinha e o boleto).
Ah e depois da exposição do Ron Mueck você pode visitar as outas exposições na Pinacoteca, da qual já falamos em outro post, dá uma olhadinha!

Mais informações:
 Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP
 Estação Luz do Metrô - Tel. 55 11 3324-1000

*Fotos tiradas por mim, por isso a qualidade é tão boa! -sqn
** Clique nas fotos para aumentar.

Beijinhos e tchau tchau ;**

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Leonardo Da Vinci - A Natureza Da Invenção

Desenhista, pintor, engenhoso inventor em diversas áreas como costura, construções, artefatos cotidianos, etc; e principalmente observador.
Da Vinci era um homem à frente de seu tempo!




A Exposição que fica no SESI-SP e passou apenas por Milão.É separada em seis partes procurando mostrar as "faces" de Leonardo e saber qual é a imagem que se tem dele, em um quadro interativo.


Transformar o Movimento:  "A mecânica é o paraíso das ciências matemáticas, porque com ela nós colhemos os frutos da matemática." 

Suas obras de engenharia mecânica, foram mostradas em seus princípios, fazendo os olhos brilharem de curiosidade, com sua Grua rotativa que fora um projeto desenvolvido sob a ideia de Fillipo Brunelleschi.

Preparar para a guerra: Seus artefatos para a guerra são muitos, como o primeiro carro movido a energia eólica, canhões e armas de todos os tipos. Muitas dessas invenções foram construídas quando entrou à serviço dos Sforza em Milão e algumas tratam-se de incorporações de outros esboços com que teve contato como os de Vitruvio.

 Imaginando o vôo Nessa área as suas principais ideias sobre o vôo estão à mostra junto aos seus desenhos e esboços, além de anotações. Muitas são apresentadas de maneira interativa, demonstradas visualmente  de forma tátil tornando a visita muito mais animada. Por toda a exposição há pássaros desenhados nas paredes, pois eles são seus principais objetos de observação. Além deles, outros animais também foram observados, como as abelhas e as aranhas - que ganha a outra divisão, chamada de Desenhar a partir de organismos vivos que serviram de invenções para o vôo e outras áreas como a guerra, influenciando por exemplo biotecnologia atual, entre outras.


Leonardo Da Vinci, mostra-se um artista/inventor completo que transita por diversas áreas, como anatomia, engenharia, produção téxtil (que na exposição ganha mais uma subtitularização, chamada de  Aprimorar a Manufatura, onde suas máquinas como a de tear podem ser vistas), etc. O melhor exemplo de Renascentista, que inovou, mudou seu tempo, trazendo diversas melhorias as cidades que passava, que se arriscava para estudar a anatomia, comprando cadáveres e abrindo-lhes para ter a noção e desenhar pela primeira vez por exemplo, um feto posicionado na barriga de sua mãe, um coração, pulmões- e ser perseguido pela igreja, por interferir na morte, criando remédios para possíveis causas de doenças.

Unificar o saber: Da Vinci sempre deixou seus escritos e esboços com o intuito de unificar todo o seu conhecimento produzido como numa enciclopédia, no entanto, essa junção só fora realizada muitos anos depois de sua morte.

Fascinado pelo misticismo, Da Vinci deixa-nos algo a refletir: Como conseguiu tudo isso em tão pouco tempo, com recursos tão escassos?
Como interessou-se por tantas áreas? Era mesmo hiperativo?
A observação, seu principal método de início de seus projetos foi sua principal ferramenta, nos deixando a lição de que o comodismo com relação à rotina, a falta de questionamentos nos estagnam no tempo, é preciso querer conhecer, observar, interagir e tentar. Muitas de suas invenções foram aperfeiçoadas e são usadas até hoje, seus famosos quadros são admirados e lembrados em todo o mundo, mas nem tudo o que fez Da Vinci foi bem sucedido, porém, na ciência, um erro é mais do que uma tentativa, é uma contribuição para a construção do conhecimento, pois o caminho percorrido por alguém que tentou, se mal sucedido, servirá de caminho a não ser seguido ou para a investigação dos porquês de não se ter chegado à hipótese inicial.
Assim, foi a vida de Da Vinci, um gênio à frente de seu tempo, que expressa o sentimento de libertação e de inovação renascentista.

A exposição vai até maio de 2015
Diariamente da 10hs às 20hs

A exposição fica no Centro Cultural Fiesp- Ruth Cardoso
Galeria de Arte do Sesi- SP
Av. Paulista, 1.313, São Paulo/SP
Metrô Trianon - Masp

Para mais informações acesse: 

Caso tenha se interessado pela vida deste brilhante personagem da nossa história assista a série Da Vinci's Demons.